Capim dourado
O Jalapão é tão especial e mágico que vale ouro. De fato, um tipo único de grama cresce e literalmente reluz em meio àquela vegetação de semiárido, recebendo o nome de capim dourado.
A planta, de nome científico Syngonanthus s.p, cresce nas veredas entre os meses de abril e junho e é colhida uma vez por ano, em agosto e setembro. Adultos e crianças se aventuram sob o sol forte do cerrado para recolher os ramos da planta, cuja reluzente palha é meticulosamente trabalhada pelos artesãos da região, que dão vida a belas, e desejadas, peças artesanais. A técnica utilizada por eles foi trazida pelos escravos, e desde então é passada de geração em geração nas comunidades quilombolas. Hoje, pelo menos 12 comunidades vivam sobretudo da venda de peças artesanais feitas a partir do capim dourado (Jalapão Capim Dourado).
Além de bonitas, as peças ajudam a melhorar a vida dos nativos do Jalapão (Capim Dourado Jalapão). Também por isso, estudos botânicos e manejo comunitário estão sendo realizados para garantir a sustentabilidade econômica e ecológica da planta que é uma das joias brasileiras.
Deixe um comentário